Translate

domingo, 31 de maio de 2015

A oração pelos finados


É importante e necessário rezar pelos mortos, pois "quer vivos ou mortos pertencemos ao Senhor" (Rm 14,8), e isso mostra nossa fé na ressurreição e talvez mesmo tendo morrido na graça de Deus os mortos ainda precisem de uma última purificação (Mt 12,32; I Cor 3, 10-15) antes de entrar na alegria do céu:
"Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal" (II Cor 5, 10).
Ou seja, se praticamos qualquer mal deveremos pagar por ele também, ainda que não formos condenados ao inferno (I Cor 3, 10-15) e quer vivos ou mortos esforçamo-nos por agradar a Deus (II Cor 5,9).

Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena (Lucas 23,43).
Sobre a oração pelos mortos a Bíblia nos diz:
"e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados." (II Macabeus 12,42)
era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas. (II Macabeus 12,46)
"De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos ? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles? " ( I Cor 15,29)
Há vários modos de ajudar os mortos, entre os quais, a visita aos cemitérios, o cuidado com os sepulcros, orações, Missas, velas, flores, e boas obras ( II Mac 12,46; I Cor 15,29; I Ped 4,8; Tob 4, 7-12; Eclo 3,33-34 At 10,4; Heb 13,16) como forma de súplica pelo descanso dos que partiram, pois diz a Bíblia:
"Dá de boa vontade a todos os vivos, 
e não recuses este benefício a um morto"
( Eclo 7,37 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário