Translate

sexta-feira, 3 de julho de 2015

A Santa Missa pelas Almas do Purgatório


Um grande sufrágio pelas almas do purgatório é participar da Santa Missa, e nela recomendá-las a Deus, pelos merecimentos da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizendo: Eterno Pai, eu vos ofereço este sacrifício do Corpo e Sangue de Jesus Cristo com todas as dores que sofreu em sua vida e morte e, pelos merecimentos de sua Paixão, recomendo-vos as almas do purgatório e especialmente as de… É ato também de muita caridade recomendar, ao mesmo tempo, as almas de todos os agonizantes.

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Mensagem de alguém que já partiu, aos que ficaram


Pense em mim

Se você me ama, não chore.

Se você conhece o mistério insondável do céu onde me encontro... 

Se você pudesse ver e sentir o que eu sinto e vejo nestes horizontes sem fim e nesta luz 
que tudo alcança e penetra você jamais choraria por mim. 

Estou agora absorvida pelo encanto de Deus, pelas suas expressões de infinita beleza. 

Em confronto com esta nova vida, as coisas do tempo passado são pequenas e insignificantes. 

Conservo ainda todo o meu afeto por você 
e uma ternura que jamais lhe pude, em verdade, revelar. 

Amamo-nos ternamente em vida, 
mas tudo era então muito fugaz e limitado.

Pense em mim assim. 
Nas suas lutas, pense nesta maravilhosa morada, onde, juntos, viveremos no enlevo mais puro e mais intenso, junto à fonte inesgotável de alegria e do amor. 

Se você verdadeiramente me ama, não chore mais por mim. 

"Eu estou em paz."

sexta-feira, 19 de junho de 2015

A Missa é a esperança e a riqueza das almas


A Santa Missa é a renovação incruenta do Sacrifício do Calvário, diz-se incruenta porque por meio dela se renova o sacrifício de Cristo na Paixão sem derramamento de Sangue. Os méritos de uma Missa são incalculáveis, por isso não há nada mais indicado para se oferecer às almas do que a celebração da Eucaristia. Por ela as almas obtém alívio para suas penas e a libertação do purgatório.

Não é à toa que o famoso abade beneditino do século XIX, o francês Dom Guerranger, dizia que “A Missa é a esperança e a riqueza das almas.”

quarta-feira, 10 de junho de 2015

A devoção pelas almas do purgatório encerra todas as obras de misericórdia



A devoção as almas do Purgatório, dizia São Francisco de Sales, encerra todas as obras de misericórdia, cuja prática, elevada ao sobrenatural, nos há de merecer o Céu. A Santa Missa é o sacrifício de expiação por excelência. É a renovação do Calvário que salvou o gênero humano. A cada Missa, diz São Jerônimo, saem muitas almas do Purgatório.

Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem. Amém.

"Nas vossas generosidades não vos esqueçais de nos reservar um lugar, a nós, do Purgatório, vossos maridos e mulheres, vossos pais e filhos. Pois quem não tiver misericórdia de nós, de quem terá?"

domingo, 7 de junho de 2015

QUEBRANDO MITOS E HERESIAS

Sobre o mito de que não se pode rezar pelas almas dentro de casa:

Ora, isso é herético e prejudicial. Milhares de graças deixam de ser derramadas sobre as almas benditas, graças estas que reverteriam multiplicadas em muitas vezes, justo em favor das próprias pessoas que deixam de rezar. Mas alguns acreditam que isso atrai maldição ou que pode fazer as alminhas “aparecerem” para elas, para as assustar ou até prejudicar. Ora se uma alma do purgatório pudesse prejudicar a alguém, ela não seria bendita, mas sim maldita e aí não estaria a caminho da salvação. Além disso, almas não “aparecem” quando elas querem, mas quando isto acontece é apenas pela vontade e pela bondade de Deus, que permite isso, a fim de pedirem orações, missas, sacrifícios ou para resolverem situações que estão impedindo ou entravando sua escalada rumo aos braços do Pai Eterno. Outra coisa: as almas perdidas (as almas do inferno, que pelas quais não adianta oração alguma) nunca mais poderão retornar à Terra – pois elas estão mortas para Deus – e porque existe um abismo intransponível entre nós e elas. Quando acontece a manifestação de alguma das almas do purgatório são os anjos de Deus que fazem a “ponte” entre nós e eles. E os anjos de Deus também não assustam nem fazem mal a ninguém!

Então, não tenha medo de rezar pelas almas, antes reze com fervor, porque esta é a melhor forma de se obter uma graça. Temos os exemplos dos nossos santos disseram isto e disto deram testemunhos!

O uso de sacramentais, como velas, flores, água benta, salva almas?

Não salva, mas para as almas, vale é o gesto de amor e não as coisas materiais em si. Todos os sacramentais, como as velas, as flores, a água benta, são para exercício de amor dos que ainda estão vivos aqui na terra. É em vida que se deve usar sacramentais. Ora, estas coisas são coisas físicas, e coisas físicas não mais podem provocar efeitos naqueles que já não são mais carne e sim são espírito. O que pode ajudar as almas, então, é este amor com o qual você asperge água benta, o amor com o qual você leva flores ao seu túmulo ou no altar, o amor com o qual você acende uma vela simbolizando a Luz de Cristo, para que as almas sejam também luz perfeita. A água benta, além disso, é usada para exorcismos – de pessoas vivas – porque coisas abençoadas afugentam aos demônios que têm repugnância por elas. Mas as almas do purgatório não precisam de exorcismos e sim de orações.
De fato, as flores murcham, as velas queimam e se apagam, e a água benta seca. Ficam somente as orações, e o amor. Este é eterno! Somente isso salva almas! Ame-as, então sem medo algum!

Medo das almas e medo dos cemitérios!

Milhares de pessoas deixam de rezar pelas almas do purgatório porque têm um medo absurdo das almas ou dos cemitérios. É que almas e cemitérios lembram da morte e da eternidade, e muitas pessoas associam esta situação quanto a si mesmas. Elas têm pavor da morte! Mas isso não evita que a morte aconteça! A verdade única neste sentido, é que todo medo vem de satanás; Deus não põe medo em ninguém, o diabo sim! Já explicamos acima que as almas benditas não podem e nem querem causar mal a ninguém, pois se isso pudesse acontecer, suas penas aumentariam. E assim, ao colocar nas pessoas o medo pelas almas do purgatório, ou o medo pelos cemitérios, o demônio lavra tentos, porque estas pessoas passam a não rezar por medo das almas e a não visitar os cemitérios onde somente receberiam bênção, e salvariam as almas.

De fato, ele age assim, porque isso atrapalha o processo de salvação, uma vez que as almas diante de Deus têm maior poder de intercessão. Além disso, ele não quer que as almas do purgatório ganhem o Céu, porque lá elas serão felizes, e o demônio odeia a alegria, porque ele nunca poderá ser feliz. Só triste, só infeliz, e assim para sempre. Eis porque toda a felicidade que os homens buscam longe de Deus, é uma felicidade mortal, uma falsa felicidade, pois fixada nos bens deste mundo e passageiros. Não tenha medo então, de rezar pelas almas, e de rezar por elas nos cemitérios. Todo lugar é bom para rezar por elas, seja de dia ou de noite.

Quem deixa de fazer isso por medo, está fazendo apenas a vontade de satanás e com isso perdendo inumeráveis graças, que lhe farão falta mais tarde, quando chegar o momento de cada um acertar suas contas com Deus. Quem não rezou pela salvação dos outros, terá grande dificuldade de salvar-se a si mesmo. Uma coisa ainda: Nossa Senhora nos lembrou que ela e São Miguel estarão sempre junto de todos aqueles que vão visitar os cemitérios para rezar conforme ela pede pelo Salvai Almas. Para que temer então?

domingo, 31 de maio de 2015

As flores


As flores simbolizam nossa saudade, e nosso pedido de oração de que estejam na glória de Deus.
As flores mostram que respeitamos os sepulcros dos mortos (Gn 47,30; Jo 19,40; Jo 11,38; Mt 23,29; 27,60; Luc11,48) em consideração a nossa fé de que ressucitarão no último dia (Jo 5,28) e de que vivos ou mortos pertencemos ao Senhor (Rm 14,8) somos um só corpo (Gl 3, 27-28) e o que fazemos de bom redunda em benefício para todos (ICor 12,26-27; Apo 14,13) nesta ou na outra vida (Mt 12,32).

A vela


A vela acesa simboliza Cristo “Luz do mundo”, conforme ele próprio se qualificou.
O costume de acender velas tem origem nas prescrições do Antigo Testamento:
“O Senhor disse a Moisés: “Ordena aos israelitas que te tragam óleo puro de olivas esmagadas para manter, continuamente acesas as lâmpadas do candelabro. Disporás as lâmpadas no candelabro de ouro puro para que queimem continuamente diante do Senhor”. Lev 24, 1-4.
Jesus é a nossa Luz:
“O povo que andava nas trevas viu uma Grande Luz; sobre aqueles que habitavam na sombra da morte resplandeceu uma Luz” Is 9,1
“Eu Sou a LUZ do mundo, aquele que me segue não andará nas trevas, mas terá a Luz da Vida” (Jo 8,12).
As velas representam nossa oração constante diante de Deus (Lev 24, 4), mas não adiante acendê-las sem rezar, pois o importante é a intenção de nosso coração e nossa oração.
Que relação pode haver entre um sacrifício e uma vela acesa?
A vela acesa substitui, perante de Deus, a pessoa que a acende: consome-se, como se fosse um holocausto oferecido a Deus.
O holocausto era, na Antiguidade e na lei mosaica, o sacrifício mais perfeito, porque por ele a vítima era oferecida a Deus e queimada, por inteiro, em reconhecimento a seu poder e direito absolutos sobre quem a oferecia.
A vela acesa é um holocausto em miniatura.
A pessoa adquire a vela, que passa a lhe pertencer, a ser sua.
Acende-a para ser consumida em seu lugar.
Uma vela acesa a Deus simboliza, portanto, a adoração e a entrega total de quem a acende ao Deus Todo Poderoso, Senhor e Criador de todos os seres.
Eis um trecho da presença de velas na adoração ao Senhor:
1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candelabros de ouro:(Apo 2,1)
3 e no meio dos candelabros um semelhante a filho de homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;
(Ap 1, 13).
A vela também nos lembra da presença de do senhor em nosso meio "em forma de língua de Fogo" (At 2,3) e como "Luz para iluminar as nações" ( Lc 2,32):
21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvens para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite.
22 Não desaparecia de diante do povo a coluna de nuvem de dia, nem a coluna de fogo de noite. 
(Ex 13,21-22)

Uma vela acesa não substitui a Missa, o sacrifício de Cristo feito só uma vez e sempre atualizado em nossos altares, mas nem por isso deve ser desprezada ou abolida.
É apenas um gesto simbólico.
Deve-se, sim, evitar a má interpretação e o exagero, isto é, evitar dar-lhe maior valor do que ela tem.
Vela acesa é, pois, símbolo de consumação e oração contínua.

A oração pelos finados


É importante e necessário rezar pelos mortos, pois "quer vivos ou mortos pertencemos ao Senhor" (Rm 14,8), e isso mostra nossa fé na ressurreição e talvez mesmo tendo morrido na graça de Deus os mortos ainda precisem de uma última purificação (Mt 12,32; I Cor 3, 10-15) antes de entrar na alegria do céu:
"Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal" (II Cor 5, 10).
Ou seja, se praticamos qualquer mal deveremos pagar por ele também, ainda que não formos condenados ao inferno (I Cor 3, 10-15) e quer vivos ou mortos esforçamo-nos por agradar a Deus (II Cor 5,9).

Uma conversão que procede de uma ardente caridade pode chegar à total purificação do pecador, de tal modo que não haja mais nenhuma pena (Lucas 23,43).
Sobre a oração pelos mortos a Bíblia nos diz:
"e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados." (II Macabeus 12,42)
era esse um bom e religioso pensamento; eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas. (II Macabeus 12,46)
"De outra maneira, que intentam aqueles que se batizam em favor dos mortos ? Se os mortos realmente não ressuscitam, por que se batizam por eles? " ( I Cor 15,29)
Há vários modos de ajudar os mortos, entre os quais, a visita aos cemitérios, o cuidado com os sepulcros, orações, Missas, velas, flores, e boas obras ( II Mac 12,46; I Cor 15,29; I Ped 4,8; Tob 4, 7-12; Eclo 3,33-34 At 10,4; Heb 13,16) como forma de súplica pelo descanso dos que partiram, pois diz a Bíblia:
"Dá de boa vontade a todos os vivos, 
e não recuses este benefício a um morto"
( Eclo 7,37 )

terça-feira, 26 de maio de 2015

Eu deixo uma rosa à alma que mais necessitar



Eu deixo esse botão de rosa, junto com um Mistério do Santo Rosário à alma que mais precisar e que por ela com fé recitarei e colocarei no meu pequeno e humilde oratório, embora indigno e pecador que sou.
Sei que não é muito este presente que esse pecador aqui a ti, pequena alma, vos oferece do meu mundo material de sofrimentos e de pecados. A ti, do teu mundo espiritual; mas é com a alma e com o coração que lhe dou junto com minhas orações.

E que de acordo com o crescimento da sua purificação, cresça também este simples botão de flor, e que no dia em que tu, Alma Santa e sofredora, purificar-te totalmente e assim já estiver no Céu glorificando a Deus, que este simples botão se transforme também numa das lindas rosas que enfeitará o seu Jardim no Céu. Quanto a mim, eu não lhe pedirei nada em troca, pois o que lhe dou lhe dou de coração... A única coisa que vou lhe pedir deste botão de rosa é a sua semente, que é para que eu possa plantar outra vez. Amém.

Márcio S. Souza

terça-feira, 19 de maio de 2015

Não é preciso ter medo das Almas do Purgatório


Elas só querem o nosso carinho, cuidado e orações e não nosso medo.
Que presente (embora assustador, mas maravilhoso) ganharíamos se alguma noite fôssemos despertados pela presença da alma de um falecido, seja parente, amigo ou até mesmo desconhecido, nos pedindo orações, sacrifícios e Missas para se libertar dos sofrimentos do Purgatório! E seria extremamente bom se essa alma sofredora nos deixasse algum sinal perceptível e duradouro, para que à luz do dia, tivéssemos a certeza de que aquela visita não foi apenas um pesadelo ocasionado por algum excesso no jantar.
As almas do Purgatório não nos podem fazer mau, mesmo até porque são almas muito queridas por Jesus... Elas só se aproximam de nós para nos pedir ajuda e orações, pois são muito carentes, precisam e dependem totalmente de nós, por isso o católico fiel devoto jamais deve ter medo. Os únicos que podem nos fazer o mau, se permitirmos, são os demônios e os vivos, mas jamais as Santas Almas, que necessitam do nosso carinho, ajuda e amor e não do nosso medo.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

A maior das obras de misericórdia e de caridade


A devoção as almas do Purgatório, dizia São Francisco de Sales, encerra todas as obras de misericórdia, cuja prática, elevada ao sobrenatural, nos há de merecer o Céu. A Santa Missa é o sacrifício de expiação por excelência. É a renovação do Calvário que salvou o gênero humano. A cada Missa, diz São Jerônimo, saem muitas almas do Purgatório.

Levai as almas todas para o Céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem. Amém.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Quanto as visitas das Santas Almas


As Almas Santas do Purgatório podem se fazer sentir, se apresentar a nós de várias maneiras: pode ser num sonho, pode ser num elemento exterior, pode ser uma intuição, pode ser até mesmo numa aparição. Existem inúmeros testemunhos que põem em evidência como as Almas do Purgatório pedem a nós, vivos, orações ou Santas Missas para que elas possam ser libertas dos sofrimentos sob os quais se encontram. Entretanto, o que o fiel devoto deve evitar e que a Santa Igreja não aconselha em nenhuma hipótese é a invocação. Se tiver de acontecer algum tipo de visita, seja de que forma for, por parte das Almas do Purgatório, deixai acontecer de forma natural, porque as Almas do Purgatório, embora "distantes" do Senhor, elas não respondem ao jogo humano da invocação.

Se uma pessoa cai no erro da invocação e se suposta "alma" o responde, essa pessoa está correndo o grande risco de estar recebendo visitas de demônios, pois as Santas Almas do Purgatório não respondem, como já dito, ao jogo humano da invocação; as almas do inferno não têm acesso a nós aqui da Terra e assim sendo, as únicas criaturas que podem vir do inferno para ter com as pessoas são os demônios, que respondem as invocações porque querem seduzir as pessoas e assim atraírem almas pra si.

Para resumir: É comum e é normal ao devoto que se empenha nas orações e penitências em favor das Almas do Purgatório, delas receber visitas, seja de alguma forma. Não se deve ter medo, pois as Santas Almas a ninguém fazem o mau, se elas nos visitam, principalmente as que mais necessitam, é pra pedir orações. Agora o que o fiel não deve fazer é invocar (chamar para perto, pedir para falar, dizer que quer ouvir, pedir aparição, etc...), pois invocando, o fiel pode receber visitas de demônios se passando, fingindo ser essa ou aquela alma. Deixai que as Santas Almas o visite, se tiverem de visitar, por necessidade própria, por vontade própria e pela autorização do Senhor. No mais, invocar também é cair na prática da necromancia, o que não é permitido pela Igreja ao fiel.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Eu faço um pedido a um anjo - De uma jovem mãe que partiu sem conhecer seu bebê



De uma jovem mãe que partiu sem conhecer seu filho:

A você, que em suas orações sempre pede por nós, lembre-se de mim que fui mãe enquanto eu estava no seu mundo, mas que a fatalidade não me impediu de conhecer meu filho, me impediu de tomá-lo em meu colo, de envolvê-lo em meus braços e de beijá-lo como todas as mães o fazem.
A você moço, a você senhor, a você jovem e a você senhora, e a você que é mãe, sempre quando tomar um tempo dedicado a nós em tuas orações, por favor nunca deixe de se lembrar de mim e de todas nós que fomos mães neste mundo apenas por um dia, mas não tivemos a felicidade, como muitas os têm, de conhecer nossos filhos.

Querido amigo e irmão, você que reza por nós, onde estiver agora, na sua oração peça para que um anjo de Deus visite meu filhinho, que dê um beijo nele por mim e diga que mamãe lhe ama muito, mesmo estando aqui do outro lado, mesmo sem poder tocá-lo pessoalmente mas espiritualmente eu estou aí, eu o vejo, o sinto e o toco sem que ele me veja, e que é este o motivo do seu sorriso que de uma hora pra outra vem do nada.

Diga também a ele que quando um dia ele estiver mais crescido e já puder entender o que aconteceu comigo quando ele nasceu, para que não chore, pois no dia em que isso acontecer eu não estarei mais aqui no Purgatório e já serei no Céu um anjo a quem Deus mandou para do meu filhinho cuidar e para ter com ele todo o amor e todo o carinho que eu não pude ter aí na terra.

sábado, 9 de maio de 2015

A excelência da devoção pelas Almas do Purgatório


Acerca da excelência da devoção às Almas, que consiste em encomendá-las a Deus para que lhes dê algum alívio em meio as grandes penas que sofrem, e as chame o mais depressa possível para a Sua glória, é muito agradável a Deus e proveitosa também para nós. Porque por um lado essas almas são muito queridas por Jesus, e por outra parte são elas sumamente gratas para com aquele que lhes alcança a liberdade de sua prisão, ou ao menos lhes procura algum alívio em seus tormentos; e tanto que cheguem ao Céu jamais se esquecerão de quem por elas rogou.
Além disso, crê-se piamente que Deus dá a conhecer a quem roga por elas, a fim de que também elas peçam por nós.

Santa Catarina de Bolonha afirmava que mais de uma graça, que não tinha obtido por intercessão dos Santos, ela alcançava por intermédio das almas do Purgatório. Finalmente, são inúmeras as graças que os fiéis devotos destas santas almas relatam ter recebido por sua intercessão.

Ora, se desejamos o auxílio de suas orações, não só é justo, mas é até um dever socorrê-las em suas aflições e tormentos, com o nosso sufrágio.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Orações diversas pelas Almas do Purgatório

Oração de Santa Gertrudes:

Eterno Pai, Ofereço-Vos o Preciosíssimo Sangue de Vosso Divino Filho Jesus, em união com todas as Missas que hoje são celebradas em todo o mundo; por todas as Santas almas do purgatório, pelos pecadores de todos os lugares, pelos pecadores de toda a Igreja, pelos de minha casa e de meus vizinhos. Amém.

Terço das Almas:

Nas contas do Pai-Nosso: 
Meu Jesus, Misericordioso, Meu Deus! 
Creio em Vós, porque sois a mesma verdade. 
Espero em Vos, porque sois fiel às Vossas promessas. 
Amo-Vos, porque sois infinitamente Bom e Amável.

Nas três contas junto da Cruz do Terço: 
Meu Bom Jesus, não me deixeis morrer sem receber os últimos sacramentos.

Nas contas das Ave-Marias nas dezenas: 
Doce Coração de Maria, sede a minha salvação.

Oração de agradecimento por São José: 
Santíssima Trindade, eu vos ofereço os Corações de Jesus e de Maria, com os seus merecimentos e o seu Amor, em nome de São José, para vos agradecer todos os dons que lhe concedestes, sobretudo por tê-lo feito Pai adotivo de Jesus e Esposo verdadeiro de Maria Virgem.


Terço de jaculatórias pelas almas do Purgatório:
(Com a oração ditada por Nosso Senhor à Santa Gertrudes.)

- Faz-se o sinal da Santa Cruz.

- Reza-se o ato penitencial (“Confesso a Deus Todo Poderoso que pequei...”)

- Evocação a Deus Espírito (“Vinde Espírito Santo, Vinde por meio da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria...”)

- Creio, Pai-Nosso, Ave-Maria e Glória.

Nas Contas do Pai-Nosso, reza-se a Oração ditada por Nosso Senhor à Santa Gertrudes:

“Eterno Pai, ofereço-vos o Preciosíssimo Sangue do Vosso Divino Filho JESUS, em união com todas as santas Missas que hoje são celebradas em todo o mundo, por todas as santas almas do Purgatório, pelos pecadores em todos os lugares, pelos pecadores na Igreja Católica, pelos pecadores em todas as outras igrejas, pelos de minha casa e meus vizinhos. Amém!”

Nas contas da Ave-Maria:

“Jesus, Maria e José eu Vos amo, salvai almas!”

Na conta da salve Rainha:

- “Sagrado Coração de Jesus, sede nosso Amor”!
- “Doce Coração de Maria, sede nossa Salvação”!

No encerramento:
        
“Dai-lhes Senhor o descanso eterno e que a luz perpétua as ilumine, Descansem em paz. Amém”.

Oração pelas almas do Purgatório:

        Ó Deus de bondade, de Misericórdia Tende piedade das benditas almas dos fiéis, que estão sofrendo e que padecem no purgatório, aliviai as suas penas, dai-lhe Senhor o descanso Eterno, e Fazei nascer para elas a LUZ perpétua. Amém.
        Ó Maria  concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós.

terça-feira, 5 de maio de 2015

Ladainha pelas Almas do Purgatório

Costuma-se rezá-la todas as segundas-feiras, que é dia de orações pelas almas e todos os dias de novembro, mês das almas





Senhor, tende piedade de nós!
Cristo, tende piedade de nós!
Senhor, tende piedade de nós!

Jesus Cristo, ouvi-nos!
Jesus Cristo, atendei-nos!

Pai Celeste, verdadeiro Deus, tende piedade das almas do purgatório!
Filho, Redentor do mundo, verdadeiro Deus, tende piedade das almas do purgatório!
Espírito Santo, verdadeiro Deus, tende piedade das almas do purgatório!
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade das almas do purgatório!
Santa Maria, rogai pelas almas do purgatório!
Santa Mãe de Deus, rogai pelas almas do purgatório!
Santa Virgem das virgens, rogai pelas almas do purgatório!
São Miguel, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Anjos e Arcanjos, rogai pelas almas do purgatório!
Coro dos Espíritos Bem-Aventurados, rogai pelas almas do purgatório!
São João Batista, rogai pelas almas do purgatório!
São José, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Patriarcas e santos Profetas, rogai pelas almas do purgatório!
São Pedro, rogai pelas almas do purgatório!
São Paulo, rogai pelas almas do purgatório!
São João, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Apóstolos e santos Evangelistas, rogai pelas almas do purgatório!
Santo Estevão, rogai pelas almas do purgatório!
São Lourenço, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Mártires, rogai pelas almas do purgatório!
São Gregório, rogai pelas almas do purgatório!
Santo Ambrósio, rogai pelas almas do purgatório!
Santo Agostinho, rogai pelas almas do purgatório!
São Jerônimo, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Pontífices e santos Confessores, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Doutores, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Sacerdotes e santos Levitas, rogai pelas almas do purgatório!
Santos Frades e santos Eremitas, rogai pelas almas do purgatório!
Santas Virgens e santas Viúvas, rogai pelas almas do purgatório!
Vós todos, santos amigos de Deus, rogai pelas almas do purgatório!
Sede-nos propício, perdoai-lhes, Senhor!
Sede-nos propício, ouvi-nos, Senhor!
De seus sofrimentos, livrai-as, Senhor!
Da vossa cólera, livrai-as, Senhor!
Da severidade da vossa justiça, livrai-as, Senhor!
Do remorso da consciência, livrai-as, Senhor!
Das tristes trevas que as cercam, livrai-as, Senhor!
Dos prantos e gemidos, livrai-as, Senhor!
Pela vossa encarnação, livrai-as, Senhor!
Pelo vosso nascimento, livrai-as, Senhor!
Pelo vosso doce Nome, livrai-as, Senhor!
Pela vossa profunda humildade, livrai-as, Senhor!
Pela vossa obediência, livrai-as, Senhor!
Pelo vosso infinito amor, livrai-as, Senhor!
Pela vossa agonia e vossos sofrimentos, livrai-as, Senhor!
Pela vossa paixão e vossa santa cruz, livrai-as, Senhor!
Pela vossa santa ressurreição, livrai-as, Senhor!
Pela vossa admirável ascensão, livrai-as, Senhor!
Pela vinda do Espírito Santo consolador, livrai-as, Senhor!

No dia do julgamento, livrai-as, Senhor!

Ainda que sejamos pecadores, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que perdoastes aos pecadores e salvastes o bom ladrão, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que nos salvais por misericórdia, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Vós que tendes as chaves da morte e do inferno, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-vos livrar das chamas nossos parentes, amigos e benfeitores, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-vos salvar todas as almas que gemem longe de vós, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-vos ter piedade daqueles que não têm intercessores neste mundo, nós vos pedimos, ouvi-nos!
Dignai-vos admiti-las no número de vossos eleitos, nós vos pedimos, ouvi-nos!

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-lhes o descanso eterno!

(3 vezes)

Oração:

Ó Deus, Criador e Redentor de todos os fiéis, concedei às almas de vossos servos e de vossas servas, a remissão de todos os pecados, a fim de que, pelas humildes orações da vossa Igreja, eles obtenham o perdão que sempre desejaram. É o que vos pedimos por elas, ó Jesus, que viveis e reinais por todos os séculos. Amém.

O que é um cemitério


Cemitério é simplesmente o lugar do repouso dos mortos. A palavra cemitério vem do latim caemeterium, que literalmente significa dormitório, como a palavra grega donde se origina. Dormitório! Lugar de descanso. Lá estão aqueles sobre os quais a Igreja reza, dizendo: Daí-lhes, Senhor, o descanso eterno! Os corpos dos fiéis cristãos dormem, à espera da ressurreição. A Igreja chama o cemitério o lugar onde dormem os fiéis. O Ritual Romano fala na bênção “do lugar onde dormem os fiéis”... Que expressões!

Na linguagem cristã, o cemitério chama-se também campo santo. E há lugares onde o denominam também campo de Deus. Os povos pagãos tinham do cemitério uma ideia ou supersticiosa ou muito grosseira e materialista. Os romanos o denominavam putreolli – lugar onde se apodrece. Os pagãos modernos têm horror ao cemitério e pensam o mesmo em aboli-lo, substituindo-o pelos macabros fornos crematórios. Entretanto, é um lugar sagrado, uma lição perene para os vivos, é a recordação de nosso nada, de nossa miséria, mas também de nossa imortalidade e da ressurreição da carne. É um lugar sagrado. Tem este caráter sagrado, por mais que o laicismo tende reduzi-lo a um simples depósito de cadáveres destinados ao apodrecimento. Nosso corpo é sagrado, é o templo do Espírito Santo. Ainda depois de separado da alma, há de merecer todo respeito, porque um dia ressuscitará.

A Liturgia tem uma Bênção solene para os cemitérios, reservada aos Bispos. Nele se planta uma cruz bem grande. É a lembrança de nossa Redenção. O cemitério é a terra da cruz. Tudo ali nos fala da cruz de JESUS CRISTO. Em cada sepultura uma cruz, o símbolo da Redenção. Como é triste verem-se, ainda hoje, túmulos pagãos donde baniram a cruz, substituída por uma coluna partida ou qualquer outro símbolo de dor e desespero. O cristianismo santificou a nas catacumbas, com honras e piedosas preces. Como são belas as inscrições que nos deixaram! Todas falam da imortalidade e do Céu. Ás vezes uma só palavra dizia tudo: Viveu!

A Igreja, que consagra os cemitérios, abençoa as sepulturas cristãs e pede ao Senhor que mande um Anjo guardar cada uma delas. Eis a bela oração da bênção do túmulo:

“Ó DEUS, cuja misericórdia dá o repouso às Almas dos fiéis, dignai-Vos abençoar esta sepultura e enviar o vosso Anjo para a guardar. Dignai-Vos também livrar dos laços de seus pecados as Almas daqueles cujos corpos estão aqui sepultados, a fim de que gozem continuamente e eternamente da felicidade junto com os vossos Santos”...

Que laços são estes dos pecados? Naturalmente os laços que prendem as pobres Almas na expiação, nas chamas do Purgatório. Eis como a Igreja santifica o cemitério, nossa sepultura, e deseja que aprendamos ali o que somos: Pó! É...uma alma imortal destinada à felicidade eterna no seio de DEUS.



Lições do cemitério

O cemitério é uma escola, não há dúvida. Fala-nos da morte. Lembra nossos Novíssimos. Dizia Santo Agostinho: “que a morte seja vossa mestra!” Palavras profundas e tão singelas! Sim, a morte é uma grande mestra. E onde ensina melhor? Onde está sua escola? No cemitério. Quantas lições não nos dá ela! Ó, se os vivos soubessem aproveitar as lições da Doutora Morte!

Vamos ao cemitério com sentimentos cristãos e muito aprenderemos lá.

Um cemitério cristão, escreve o erudito Mons. Gaume, prega quatro dogmas:

- A nobreza e a santidade do corpo da pessoa humana,

- a grande lei da fraternidade universal e eterna,

- a imortalidade da alma,

- a ressurreição da carne.

Prega a nobreza do corpo humano, cercando-o de respeito e veneração, mesmo quando ele se transforma num montão de ruínas, numa podridão, num punhado de cinzas. Respeita estas cinzas e as quer depositadas num lugar sagrado.

Uma voz parece se ouvir no cemitério como a do Senhor a Moisés: É sagrado o lugar onde estás, esta terra que pisas.

Lá dormem os cristãos. Como é doloroso ver-se desrespeitado e profano o lugar dos mortos com tantas leviandades e até com o escândalo e o pecado. No cemitério conservamo-nos respeitosos como num templo. Oremos e meditemos ali. É lugar sagrado. O cemitério fala-nos que somos todos irmãos. Todos nivelados numa tumba! A diferença dos mausoléus e das sepulturas rasas não tira ao cemitério a ideia do nivelamento, do nada que somos, e da podridão de uma sepultura. Que lição para os orgulhosos! E como devemos nos amar em CRISTO, nós que seremos nivelados após a morte até a ressurreição da carne! Debaixo de uma sepultura, todos iguais! Ali não se acaba tudo. Ali começa tudo. É a porta da eternidade, o pórtico da outra vida. Então, pensamos na imortalidade de nossa alma. Olhar para um cemitério com a indiferença deste grosseiro materialismo que hoje aí impera, é muito triste e horrível porque desespera. Cada sepultura é uma porta do céu para o verdadeiro cristão. Uma sementeira onde descansa um corpo que depois de apodrecido como a semente na terra, surgirá ressuscitado para unir-se à alma na eternidade, quando vier a ressurreição da carne. Ressuscitarei um dia! Que doce esperança do cristão!

Escreveu D. Cabról: “A alma voltará um dia para animar este corpo que foi seu companheiro na Terra e que ela o fez trabalhar no serviço de DEUS. Tomará de novo sua forma mortal, mas uma forma embelezada, enobrecida, elevada até o apogeu da glória. A alma santificada elevará este corpo a um grau de glória e o fará entrar no Céu e lhe comunicará os dons da imortalidade e da glória”.

Tudo isto o cristão aprende e medita num cemitério quando o visita com fé e vive o espírito da Igreja que santifica e abençoa o campo santo. 



Visitas ao cemitério

Quanto mais os cristãos tíbios e os pagãos modernos têm horror e fogem dos cemitérios, tanto mais nós, os que cremos na imortalidade de nossa alma e esperamos a ressurreição da carne, devemos visitar e amar o campo santo. Visitemos os cemitérios. Serão nossos mestres, e neles nos lembraremos das pobres Almas do Purgatório.

São Camilo de Lelis e muitos outros santos tinham o piedoso costume de visitar os mortos e meditar sobre as sepulturas. Quantas vezes o Santo dos enfermos não se aprofundava numa meditação ante as sepulturas, dizendo a si mesmo: “medita na sorte destes que já estão na eternidade. Ó, se muitos destes mortos pudessem voltar à Terra como fariam penitência e haviam de trabalhar para sua salvação! Agora sabem eles o que é DEUS e a eternidade, e o que valem as vaidades deste mundo!”

Aconselha-se a visita aos cemitérios para meditação nossa e para o proveito dos fiéis defuntos. Convém recolher-se um pouco ao passar diante de um campo santo. Rezar, refletir um instante! Não sejamos indiferentes e frios como os que não têm fé e não esperam a ressurreição da carne.

A Santa Igreja, para nos estimular, concede-nos várias e ricas indulgências pela visita ao cemitério. Durante a oitava dos mortos, isto é, de 2 a 9 de Novembro, os fiéis que visitarem o cemitério e rezarem pelos defuntos, podem lucrar as seguintes indulgências: “uma indulgência plenária cada dia aplicado só aos defuntos. E a todos que visitam o cemitério e oram pela Almas, uma indulgência parcial aplicável só aos defuntos” P.446.

Por que estas indulgências? Naturalmente para nos estimular a orar pelos mortos no lugar dos mortos, e assim embalsamarmos com a oração a sepultura sagrada dos que dormem à espera do acordar do Juízo no último dia.

Nas visitas pastorais, o Bispo reserva um dia para os mortos. São também dignos merecedores da visita do Pastor. É o exame do Pastor vigilante não só por motivos canônicos e litúrgicos; tem o fim estimular os fiéis a rezarem pelos fiéis defuntos, incentivar a devoção do sufrágio, recordar as grandes verdades de nossos novíssimos.

Por tudo isto, que havemos de concluir?

A Igreja quer que visitemos os cemitérios, que não nos esqueçamos desta obra de caridade. Não basta aquela visita, muitas vezes por vaidade e ostentação, no dia de Finados umas coroas depositadas nos túmulos, umas lágrimas que logo se enxugam e as flores que logo se murcham. Não é disto que precisam os mortos. As flores provam amizade, não as reprovamos. São elas uma manifestação delicada de amor. As lágrimas não as condenamos. JESUS não chorou ante o sepulcro de Lázaro? Ficaremos todavia só em lágrimas de sentimentalismo? É preciso sufragar as Almas de nossos defuntos queridos. Vamos aos cemitérios para os socorrer e não apenas para nos consolar e cumprir uma formalidade social. Enfim, visitemos os cemitérios como cristãos, como os que acreditam na ressurreição da carne.

sábado, 2 de maio de 2015

Que a sã doutrina sobre o Purgatório seja levada à toda a parte


Entrar no Céu e participar da Glória de Deus é o anseio de cada Cristão. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que a pessoa esteja totalmente purificada de seus pecados e pronta para amar a Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e com todo o seu entendimento. E para expiação dos pecados e para que ocorra esta purificação existe o Purgatório. 

A Igreja ensinou que o Purgatório existe e que as almas aí retidas podem ser ajudadas pelos sufrágios dos fiéis e sobretudo pelo Santo Sacrifício do Altar. 

Que a sã doutrina sobre o Purgatório, transmitidas pelos Santos Padres e pelos Sagrados Concílios seja acreditada, mantida, ensinada e pregada por toda a parte. Amém.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Aliviemos os sofrimentos das almas com tudo o que nos mortifica


Um movimento do coração, um olhar para o céu, uma lembrança, um pensamento de compaixão, os Nomes de Jesus e de Maria Santíssima pronunciados com devoção em favor das almas, diminuem certamente suas penas. Custa-nos muito pouco sufragá-las. Somos obrigados a certas orações, a assistir as Missas, aproximar-nos dos sacramentos e perdoar nossos inimigos. Tudo isso é aceito por Deus e serve para o alívio das almas. 

E os males do dia-dia? A fadiga do trabalho, as doenças, as humilhações, a tarefa de suportar os que nos rodeiam, os problemas... Tudo isso pode servir para expiar os pecados das almas. 

O sofrimento junto com a prece tem uma eficácia extraordinária para alcançar de Deus todas as graças. Assim sendo, aliviemos as almas do Purgatório com tudo o que nos mortifica. Deus aplica aos mortos os méritos dos vivos.

quinta-feira, 30 de abril de 2015

O coração quebrantado por uma alma perdida



Quando você canta com o coração quebrantado por uma alma perdida, alegra o Coração de Deus. 

Senhor, peço pelas almas dos inocentes, por todas as almas do Purgatório, aquelas que estão mais por baixo. Peço neste momento por aquelas que não têm ninguém pra rezar por elas, e pelas almas dos indigentes. Senhor Jesus Cristo, que Nossa Senhora interceda por todas e por cada uma delas. Amém.

Pelos Fiéis Defuntos


Ó Deus que usais de misericórdia e sempre estais disposto a perdoar, humildemente vos pedimos que tenhais pena das almas dos fiéis defuntos enterrados no cemitério. Não entregueis esses vossos servos ao poder do inimigo, nem deles vos esqueçais para sempre; mas ordenai aos vossos santos Anjos que os recebam e conduzam à pátria eterna, o paraíso. E já que em sua vida na terra confiaram em vossa misericórdia, não permitais que eles venha a sofrer na mansão dos mortos, mas ao contrário, fazei que a sua esperança se torne realidade, ao entrar na posse da felicidade eterna.   Que as almas de todos os fiéis defuntos pela misericórdia de Deus, descansem em paz. Amém.  

Dai-lhes, Senhor, o descanso eterno. E a luz Perpétua os ilumine. Descansem em paz. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Orações pelas almas para cada dia da semana



Domingo: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho derramou no horto, que liberteis as almas do purgatório, e em particular concedais as que estão mais esquecidas e abandonadas o eterno descanso, para que vos louve e bendigam eternamente. Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Segunda-Feira: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho derramou na cruel flagelação que sofreu, que liberteis as almas do purgatório, e em particular as que estão mais próximas a entrar na Vossa Glória, para que comecem a louvar-Vos e bendizer-Vos eternamente.Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Terça-Feira: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho derramou na coroação de espinhos, que liberteis as almas do purgatório, e em particular a que deveria a última a sair, para que não tarde tanto a louvar-vos e bendizer-Vos ternamente.Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Quarta-Feira: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho derramou pelas ruas de Jerusalém na condução da cruz as costas, que liberteis as almas do purgatório, e em particular a mais rica de méritos, afim de que, no sublime trono de glória que a espera, Vos louve e bendiga eternamente.Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Quinta-Feira: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho, que na noite da sua paixão Ele próprio deu em comida e bebida a seus amados Apóstolos e deixou a toda a Igreja em sacrifício perpétuo e alimento vivificante de seus fiéis, liberteis as almas do purgatório, e em particular a mais devota deste mistério de amor, para que por ele Vos louve com Vosso divino Filho e com o Espírito Santo na Vossa glória eternamente. Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Sexta-Feira: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que Vosso Divino Filho derramou na árvore da cruz, especialmente de seus sacratíssimos pés e mãos, que liberteis as almas do purgatório, e em particular aquelas por quem tenho maior obrigação de pedir, para que não se demorem ali penando por minha culpa, nem sejam por mais tempo privadas de Vos louvar e bendizer eternamente.Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

Sábado: Oh! Deus Onipotente, eu Vos suplico, pelo sangue precioso que manou do lado de Vosso divino Filho, a vista e com extrema dor de sua Mãe Santíssima, que liberteis as almas do purgatório, e em particular a que tenha sido mais devota desta senhora, para que senão demore em ir louvar-Vos na glória, por todos os séculos dos séculos.Amém.

Reza-se o Pai-Nosso e Ave-Maria e o De Profundis (Sl 129).

segunda-feira, 27 de abril de 2015

As orações ajudam no cansaço das almas


É como se cada oração feita aqui na terra, feita por determinada pessoa se transformasse em água (vida) no Purgatório, e essa água é levada pelo Anjo da Guarda. As almas precisam de água para saciar sua sede e renovar sua vida, criar vida e prosseguir o caminho que não tem descanso até se purificarem e assim serem elevadas ao Reino dos Céus.

No Purgatório, as almas veem as orações e as velas que por elas são dedicadas em forma de luz quando sua própria luz se apaga, e na esperança de acender sua vela, sua luz, acabam caindo nesse abismo e só podem sair com a celebração da Santa Missa, que celebrada em memória das almas lhe darão força e luz o suficiente para saírem desse abismo.

Prega-se também que o Anjo da Guarda também necessita de muitas orações terrenas para que tenha forças para salvar sua alma protegida, pois seu Anjo da Guarda nesse momento tem poderes limitados, pois é um ser divino e o Purgatório acaba o deixando fraco. O anjo não pode parar a sua missão e nem interromper o caminho de nenhuma alma, pois o anjo é um ser obediente a Deus.


É por isso que devemos sempre rezar pelas almas que padecem no Purgatório, pois se as “velas” se apagam, o abismo aparece, e a alma entra em desespero por ver sua luz se apagando. É por isso que constantemente temos histórias de “fantasmas”, almas de pessoas que já morreram e continuam a vagar por aí a espera de alguém que olhe por elas com amor e lhes ofereça alguma ajuda, seja com uma oração, uma vela ou uma Missa.

sábado, 25 de abril de 2015

Novena das Almas

Oração Inicial

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.



Primeiro Dia

"Volta-te, Senhor, livra a minha alma:
salva-me por Tua misericórdia" (Sl 6,5).

Oração para o primeiro dia:

Senhor meu Deus, Vossa Misericórdia é infinita e sob Vosso Nome Santo todas as coisas foram criadas.
Salvai as almas dos nossos irmãos e irmãs que Vos buscaram com fidelidade e que se encontram prontas para Vos contemplar e louvar.
Chamai para junto de Vós as almas que durante a vida souberam ser caridosas, souberam partilhar seus bens, mas que por alguma falha humana hoje não se encontram na plena glória de Vossa presença.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Segundo Dia


Oração Inicial

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

"O Senhor resgata a alma dos Seus servos,
e nenhum dos que nEle se refugiam será condenado" (Sl 34,23)

Oração para o segundo dia:

Redentor nosso, Vós que doastes Vossa vida pelo amor da humanidade, que no lenho da Cruz derramastes o Vosso Precioso Sangue em resgate dos nossos pecados, peço hoje pelas almas daqueles que se consagraram ao Vosso serviço. As almas de tantas pessoas que ouviram o Vosso chamado de amor e que responderam com a sua consagração, com a sua dedicação ao anúncio do Vosso Evangelho, mas que por não serem totalmente fiéis a Vós hoje se encontram longe de Vosso trono, sem poder desfrutar das alegrias da Vossa presença.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Terceiro Dia

Oração Inicial

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o terceiro dia:

"Disse eu da minha parte: Senhor, compadece-te de mim, sara a minha alma, pois pequei contra Ti". (Sl 41,5)

Divino Espírito Santo que sois fonte de nossa saúde, hoje me dirijo especialmente a Vós, pedindo pelas almas do Purgatório.
Muitas vezes a doença entra em nossa vida, em nossos lares e não entendemos que somos seres finitos.
Quantas vezes nos revoltamos contra Deus, e chegamos até a blasfemar.
Olhai com carinho para aquelas almas que durante as situações de doença não buscaram conforto na fé, mas, ao contrário, revoltaram-se e hoje sofrem por terem renegado ou blasfemado contra Deus.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...



Quarto Dia

Oração Inicial:

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o quarto dia:

"O Senhor ama os que odeiam o mal; Ele preserva as almas dos Seus santos, Ele os livra das mãos dos ímpios". (Sl 97,10)

Glorioso São Miguel que chefiastes a batalha contra as forças do mal, lançando para sempre longe do Céu aqueles que se rebelaram contra Deus.
Fervorosamente vos rogo pelas almas daqueles que durante sua presença na terra não trilharam o caminho do bem, da justiça e do direito.
Almas que se afastaram dos caminhos de Deus e hoje sofrem pela escolha feita, não deixeis que sofram mais e possam com a vossa bondade encontrar o caminho que leva para o Céu.
Somos livres para escolher os caminhos que nos levam para junto de Deus ou que nos afastam, porém muitas pessoas deixam-se iludir por aquele que vós expulsastes do Céu e caem nas ciladas dos inimigos de Deus.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Quinto Dia

Oração Inicial:

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o quinto dia:

"Compadece-te de mim, ó Deus, compadece-te de mim, pois em Ti se refugia a minha alma; à sombra das Tuas asas me refugiarei, até que passem as calamidades". (Sl 57,2)

Amado São José, que tivestes o encargo de proteger a Sagrada Família, que soubestes enfrentar todos os problemas que surgiram, que conseguistes livrar a mãe e o menino das mãos de assassinos, e os conduzistes pelos caminhos da segurança e do bem-estar.
Rogo hoje pelas almas que se encontram no Purgatório por não terem buscado a sua segurança em Deus nos momentos de calamidade, mas, ao contrário, culparam a Deus pelos males que assolavam a sua vida.
Olhai por todos os que se desesperaram e que deram fim a sua vida como forma de abreviar os seus sofrimentos. Vós que sois o Padroeiro da Boa Morte possais alcançar para essas almas aflitas o conforto do Céu.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Sexto Dia

Oração Inicial:

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o sexto dia:

"Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. (Sl 24,4)

Querido São Pedro que com vossa profissão de fé em Jesus Cristo, declarando-O Filho de Deus, alcançastes a graça de ter o poder sobre as portas do céu e do inferno.
Olhai caridosamente para as almas que estão aflitas no Purgatório e abri para elas as portas do Céu.
A vaidade e a cobiça tomaram conta de seus corações enquanto estavam presentes neste mundo, mas a purificação que já passaram fizeram-nas compreender que as vaidades passam, e somente o amor e a justiça permanecem.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Sétimo Dia

Oração Inicial

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o sétimo dia:

"Pois Ele satisfaz a alma sedenta, e enche de bens a alma faminta". (Sl 107,9)

Santíssima Virgem Maria, pela vossa Imaculada Conceição não experimentastes a mancha do pecado.
Velai com o vosso amor maternal as pobres almas que se encontram no Purgatório, sedentas do Amor do vosso amado Filho.
Almas que em vida se fartaram de bens sem perceber que era necessário partilhar com os mais carentes, que se firmaram em seus bens sem ver os seus irmãos que sofriam com a fome e com o frio.
Sede para elas conforto neste momento que percebem que seus bens terrenos só as impediram de conquistar o grande tesouro do Céu.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Oitavo Dia

Oração Inicial:

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o oitavo dia:

"Somente em Deus espera silenciosa a minh'alma; dEle vem a minha salvação". (Sl 62,2)

Ó São Gabriel Arcanjo, portador da boa notícia da encarnação de Jesus Cristo no seio da Virgem Maria.
Vós que fostes o escolhido para carregar a Boa Nova da nossa salvação, sede para as almas que agonizam no Purgatório o portador da feliz notícia da sua subida para junto de Deus.
Peço-vos principalmente pelas almas que durante a sua vida ocuparam seu tempo com maledicências e notícias que não edificavam os irmãos, as almas daqueles que fizeram sofrer aos outros com suas mentiras.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...


Nono Dia

Oração Inicial:

Benditas almas do purgatório, que minhas orações vos sejam favoráveis.
Que Deus pai, nosso Criador, possa olhar para as vossas boas ações praticadas aqui na terra, que Deus Filho, que nos redimiu com Seu Sangue, seja para vós consolo e que o Espírito Santo, nossa força, vos dê a luz eterna.

Almas santas que compartilham das alegrias do Céu, eu vos ofereço minhas orações, para que junto de Deus possais interceder por mim.

Pelo vosso descanso eterno...
Pai Nosso...

Para que a Luz eterna vos ilumine...
Pai Nosso...

Pela vossa consolação...
Pai Nosso...

Para que a Santíssima Trindade use de Sua misericórdia nós damos glória ao Pai, glória ao Filho e glória ao Espírito Santo.
Assim como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Oração para o nono dia:

"Se o Senhor não tivesse sido o meu auxílio, já a minha alma estaria habitando no lugar do silêncio". (Sl 94,17)

Santa Maria Madalena, o encontro com Jesus fez com que a vossa vida fosse transformada e redimida.
Tivésseis o privilégio de ser a primeira testemunha da Ressurreição.
Muitas almas do Purgatório não puderam realizar o seu encontro redentor com Jesus e vivem sem as alegrias do Céu.
Velai por todas e cada uma dessas almas pecadoras e sede para elas testemunha da redenção.

Súplica:

Benditas almas que experimentastes aqui na terra os sofrimentos e as angústias, intercedei a Deus por mim que sou um pobre pecador, e que preciso de vosso auxílio para superar as necessidades.
Suplico-vos os merecimentos de nosso Senhor Jesus Cristo para que vossa intercessão alcance para mim a graça que vos peço... 
Pelas alegrias das almas que desfrutam do Céu e pelo consolo das almas do Purgatório eu rezo:

Pai Nosso...
Ave Maria... (7 vezes)
Glória ao Pai...

Oração Final:

Santíssima Virgem Maria, que olhais por todos nós que somos seus filhos, hoje eu vos peço pelas almas benditas que preciso de vosso auxílio para se purificarem totalmente e poderem desfrutar das maravilhas do Céu.
Intercedei por todas e cada uma delas e que minha prece suplicante possa antecipar para elas o encontro glorioso com vosso Filho Jesus.
Para o alívio das almas e pelo merecimento da vossa Divina Maternidade encerro esse dia da novena saudando-vos como fez São Gabriel na anunciação:

Ave Maria...